É possível recuperar o recibo do Imposto de Renda de duas formas: pelo próprio sistema ou presencialmente, nas unidades de atendimento. Ao preencher o número do recibo em 2021, muitos acabam não sabendo que esse mesmo número pode ser utilizado para os próximos anos. Assim, será preciso informá-lo caso necessite realizar alguma ação referente ao Imposto de Renda deste ano.

Leia também: Tabela do Imposto de Renda: última correção ocorreu em 2015

Vale ressaltar que a entrega da declaração do IR para o ano de 2022 já começou e está sendo aceita até o dia 31 de maio.

Através do número do recibo, o cidadão pode acompanhar o processo de retificação pela Internet. Ademais, os meios disponíveis para a recuperação do recibo são pelo computador ou algum dispositivo que tenha sido utilizado na última declaração, pelo portal e-CAC ou pessoalmente, nas agências da Receita Federal e com horário marcado.

Muitos não sabem, mas ao acessar um dispositivo que foi utilizado na última declaração, o próprio sistema já divulga as informações necessárias, assim, facilitando no preenchimento da nova versão. Os dados ficam registrados, e para encontrá-los, basta entrar na pasta referente ao programa da Receita Federal, a qual está presente em “Arquivos de Programa”.

Por fim, a Receita Federal não oferta cópias de recibos através de e-mail ou canal de atendimento telefônico, sendo preciso que o cidadão acesse o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte.

Vale ressaltar que, para ter acesso a este portal, o contribuinte já precisa possuir um certificado digital ou um código de acesso. Além disso, se ainda assim ele não conseguir recuperar o recibo, deverá se dirigir à uma agência da Receita Federal mais próxima.