Resumindo a Notícia

Helena Gabriela Henrique do Nascimento, 19 anos, é natural de São Miguel Arcanjo, interior de São Paulo. O grande sonho dela era ingressar no curso de engenharia ambiental no Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), opção escolhida pela afinidade com a área da sustentabilidade.

Para alcançar o objetivo e conquistar uma vaga em uma universidade púbica, além de estudar em casa, ela precisava acompanhar as aulas em um cursinho pré-vestibular para garantir um bom rendimento no vestibular. Mas, sem dinheiro para pagar a mensalidade, Helena resolveu criar um sebo online com os livros que tinha em casa.

“Eu estava no segundo ano do ensino médio e percebi que as aulas e o material dos cursinhos eram melhores e com mais conteúdo do que o que eu tinha na minha escola. O problema é que eles eram caros. Foi quando tive a ideia de montar um sebo online para poder ganhar dinheiro e estudar ao mesmo tempo”, conta.

Helena observou que, em sua cidade, não havia nenhum sebo literário nem real ou virtual. A ideia deu certo e a ela criou o Literário SMA (@_sebosma) — a sigla SMA já reforçava a opção por atender apenas a população são-miguelense.

A página criada pela jovem empreendedora possui as mais variadas categorias de livros: poesias, clássicos da literatura brasileira e estrangeira, contos, biografias de astros internacionais, história, religião, carreiras, entre outros.

“Minha primeira publicação em 2020 foi contando o meu objetivo”, recorda orgulhosa.

A ideia foi um sucesso e o que começou no mundo virtual pulou para o físico: o sebo ganhou espaço em um centro cultural da cidade. “Participei de feiras e eventos aqui na região, e isso alavancou as vendas”, recorda. 

Amigos e familiares ajudaram com a divulgação da página e logo outras pessoas da cidade ficaram sabendo da novidade. Cerca de mil livros já foram vendidos até o momento.

Helena atingiu o objetivo dela, pagou um cursinho e se preparou ao longo de um ano para o vestibular da Unesp. Aprovada, hoje ela está no terceiro semestre do curso de engenharia ambiental no campus de Sorocaba, interior de São Paulo. Para ajudar outros estudantes como ela, se tornou professora voluntária de redação no Gera Bixo, cursinho gratuito mantido pela universidade destinado a alunos de baixa renda.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder