Agora que você, estudante, já sabe a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro, é hora de se preparar para a prova. E conferir o que caiu nas edições anteriores pode ajudar nos seus estudos. Afinal, muito esforço e dedicação serão essenciais para conseguir um bom desempenho nos testes e realizar o sonho de entrar na universidade.

Desde 2009, o Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. As provas são estruturadas em quatro matrizes de referência, uma para cada área de conhecimento, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do teste.

Mas nem sempre foi assim. Entre 1998 e 2008, as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, cada uma delas avaliada por três questões. Assim, a parte objetiva era composta por uma redação e 63 itens interdisciplinares, em um único caderno. Confira aqui as provas e os gabaritos das edições anteriores do Enem.

E anote aí na sua agenda: as inscrições para o Enem 2022 poderão ser feitas entre 10 e 21 de maio, pela Página do Participante. Bom estudo!